Por que ter um blog?

Blog - Porque sua empresa necessita de um.

O mundo está mudando constantemente e você precisa acompanhar essa atualização.

Antes, bastava apenas ter um cartão de visita de sua empresa. Hoje, a empresa que só tem um cartão de visita como forma de propaganda podemos dizer que está ultrapassada.

E com isso você não consegue alcançar nem 10% do público que você realmente poderia alcançar se tivesse um site ou blog. Pois hoje não ter um endereço na Web é como não existir para muitos clientes.

Fazer um blog é considerado hoje como um investimento para seu negócio.

A internet vai permitir que sua empresa seja alcançada pelo mundo todo e vai possibilitar que você faça novos negócios com pessoas novas.

O blog permite que você gere mais conteúdo e atraia novas pessoas, dê suporte para os clientes atuais, faça um trabalho de conscientização e atração.

Um blog hoje é essencial para qualquer estratégia de marketing digital.

Por isso, ele tem que ser leve, bonito e acima de tudo funcional. Por isso aproveite para colocar em seu blog um formulário de contato, captura de e-mail e Whatsapp, um acesso rápido a lista de seus produtos e serviços detalhados, imagens bonitas e profissionais para chamar a atenção de seu cliente e causar uma boa primeira impressão.

Às vezes um blog é o impulso que você precisa para fazer seus negócios irem para outro nível.

Por isso, separamos alguns benefícios de se ter um blog:

– Potenciais clientes podem encontrá-lo

Esta é uma das mais importantes razões para se ter um blog para seu negócio online.

As pessoas estão constantemente pesquisando coisas no Google, e nesse momento elas podem encontrar seu conteúdo, artigos que entreguem conteúdo de valor e as levem a conhecer seus serviços on-line.

Quando você produz conteúdo, você aumenta o repertório de palavras-chaves em seu blog, assim quando pesquisarem por determinado assunto, podem encontrar seu negócio, isso tudo se deve ao Marketing de Conteúdo e ao SEO (Otimização para Mecanismos de Busca).

– Potenciais clientes podem aprender mais sobre você

Quando você gera conteúdo você está mostrando o quanto conhece o mercado, e também como seu produto ou serviço pode ajudar outras pessoas.

As pessoas muitas vezes não sabem bem o que desejam, as vezes elas estão começando a pesquisar sobre o assunto, outras elas já possuem uma certa noção da necessidade e estão mais propensas a comprar.

Considerando isso, elas pode conhecer você e quem sabe comprar através do seu conteúdo.

Para os profissionais de serviço B2B (Empresa para Empresa), isso é especialmente importante, porque mesmo quando você conhece uma pessoa ou uma empresa, eles vão procurar on-line para aprender mais sobre você.

Quando as pessoas buscam on-line por você, eles deverão encontrar um blog profissional que fornece informações confiáveis, que ajudem de alguma forma, é um excelente canal para educar seu futuro cliente e consumidor.

– Você pode transmitir sua credibilidade

Se alguém está procurando comprar algum produto ou serviço, eles vão querer saber sobre ele, e essa é uma ótima oportunidade.

Falar sobre o produto ou serviço, apresentar as vantagens e como ele pode ser útil, montar um guia completo de utilização do produto, um review, são excelentes formas de mostrar como você conhece o produto ou serviço.

Isso gera credibilidade para o que está vendendo, facilitando assim a vida de quem está querendo conhecer mais, ajudando na tomada de decisão na hora da compra.

Para ajudar ainda mais você pode colocar provas sociais como os depoimentos para ajudar a confirmar o que você disse no conteúdo.

– Você pode mostrar as soluções e aplicações

Apresentar a aplicação é uma excelente forma de vender o produto ou serviço, seja como um profissional vendendo serviço ou produto digital.

Você ajuda e mostra para seus os clientes como seus produtos e/ou serviços podem resolver os problemas deles.

Mas muita gente nessa hora pergunta se entregar conteúdo demais eles não vão querer comprar, então a ideia aqui é você “mostrar o que faz” e “vender o como faz”.

Falar por exemplo no meu caso de Como Fazer Marketing Digital na Prática, mostrando o que é o Marketing Digital e como ele pode ser útil para os negócios online, e a partir disso vender a solução de como realmente fazer através de um curso.

Vale lembrar sempre que é necessário ajudar de alguma forma, o conteúdo gerado por si só não tem utilidade, ele deve ajudar para alguém.

– Você pode compartilhar seus conhecimentos

Um dos pontos que mais gosto é compartilhar conhecimentos, um blog é uma excelente maneira de fazer isso, qualquer profissional pode gerar conteúdo para sua audiência e fornecer informações sobre o que sabe.

Isso sempre ajudará alguém de alguma forma.

Compartilhar ajudará a atrair potenciais clientes que desejam aprender mais sobre o assunto, e isso gera muitas oportunidades,

– Ajuda na buscas do Google

Como já falei antes, um blog também ajuda com o tráfego orgânico (usando técnicas de SEO), uma vez que os motores de busca encontram seu conteúdo, quanto maior a qualidade dele, mais terá chances de ganhar posições nos resultados da pesquisa, que irão gerar mais tráfego para seu site automaticamente.

– Geração de leads

Um dos benefícios é que o blog é uma excelente ferramenta para gerar leads, quando alguém encontra seu blog, torne mais fácil para eles receberem as novidades e atualizações.

Os mais interessados em seu conteúdo desejarão entrar para sua lista, e partir disso você pode capturar o e-mail e o WhatsApp.

Com essas informações é fácil manter um relacionamento e fazer ofertas futuras para eles. Os clientes que se inscrevem para sua lista estão mais propensas comprar de você, por isso que muitos dizem que “o dinheiro está na lista”.

– Serve como ponto central para seus perfis em mídias sociais

Se você ainda não estiver usando as mídias sociais, você deveria reconsiderar essa decisão.

Estar nas mídias sociais é uma ótima maneira de assegurar que as informações sobre seu negócio ou serviços podem ser compartilhados online, tornando mais fácil para as pessoas descobrirem sobre você e como você pode ajudá-los.

Todo o conteúdo gerado em seu blog pode ser compartilhado nas redes sociais, esse conteúdo gera diversos temas para serem publicados e compartilhados.

Com isso você traz cada vez mais seguidores, pessoas que estão interessadas no seu serviço ou produto.

– Coletar informações de contato de pessoas interessadas em seus serviços

Não seria ótimo ter acesso a uma lista de pessoas que estão interessadas em seus produtos e serviços e que voluntariamente lhe deram a permissão para contatá-las?

Você pode fazer isso com o formulário em um determinado artigo ou banner para uma página de captura especifica (basta criar uma Landing Page bem atrativa), a partir disso você consegue criar uma lista segmentada sobre determinado assunto e vender um produto exclusivo para elas.

Blog: uma escolha importante para seu negócio online

Ter um blog não significa que você deva ter qualquer blog ou simplesmente criar e abandonar.

Você precisa pensar na consistência, é isso que fará com que seu negócio cresça e atraia mais pessoas.

Procure gerar conteúdo que realmente seja útil para seu cliente, transmita através dele sua mensagem e passe de forma clara o que deseja.

Para realmente obter todos os benefícios de ter um blog para seu negócio online, você vai precisar ter uma presença on-line profissional que transmita credibilidade, apresente suas soluções e torne mais fácil para as pessoas consumirem esse conteúdo.

Você juntamente com isso poderá integrar com outros canais como o Instagram, Youtube entre outros.

Além disso, o conteúdo precisa estar otimizado para que as pessoas possam encontrá-lo quando fizerem uma busca por determinada palavra-chave relacionada.

Um bom blog também deve ser fácil de atualizar, e para isso você pode utilizar o WordPress que é uma das melhores ferramentas para isso.

Ajudamos você a fazer isso de qualquer lugar com essa ferramenta, isso gerará agilidade e permitirá ter a consistência necessária.

Então procure aproveitar ao máximo os benefícios que o blog pode gerar para seu negócio.

Fonte: Marketing Digital na Prática

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